quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

China, aqui vamos nós!!

A aventura está começando. Descobrir a China é um desafio e tanto. Até aqui foram meses de muita leitura e uma busca por tudo relacionado ao país mais populoso do planeta, com cerca de 1,3 bilhão de habitantes, ou 1/7 da população da Terra, que é o terceiro ou quarto país do mundo em área total e o segundo maior em área terrestre. Tudo relacionado à China é superlativo.

É difícil pontuar quando nasceu a civilização chinesa. Registros apontam para 4.000 a.c. Sabe-se que foi uma das primeiras do mundo. Por centenas ou milhares de anos os chineses se consideraram o Império do Meio, a principal nação de todo o mundo. Chamavam os ocidentais de "bárbaros" e tinham seu Imperador como Ser Supremo.

Atualmente a China tem a segunda maior economia do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos, mas é questão de poucos anos para os chineses "dominarem" o mundo. Isso é fato. É preciso reconhecer o esforço empreendido por esse povo sofrido, que já teve tempos de glória e de declínio, e que para chegar ao patamar atual, superou inúmeras adversidades: guerras internas, externas, longos períodos de fome, milhões de mortos.

Em 1949, a China Imperial deu lugar à República, fundamentada no regime comunista e na liderança mão de ferro de Mao Tsé-Tung. Depois foi a vez de Deng Xiaoping abrir os horizontes chineses ao mundo moderno. Hoje a China não é somente um país onde se acha mão de obra barata, mas um país que exporta tecnologia de ponta, e que é capaz de criar e construir projetos que servem de modelo para todo o mundo.

A China não é o país perfeito, tem um regime de governo controverso, está longe de ser uma democracia, mas se esforça a cada dia que passa para passar de país em desenvolvimento a país desenvolvido.

Tudo isso que escrevo está nos livros que tive o prazer de ler. Agora chegou a hora de "viver" a China para poder dizer, com conhecimento de causa, se tudo ou quase tudo que li é verdade.

É hora de colocar em prática o pouco de Mandarim aprendido e de mergulhar fundo na complexidade de ideogramas, de uma cultura, hábitos e educação completamente diferentes. E de ter coragem de experimentar uma culinária pra lá de exótica. Vou tentar deixar tudo registrado aqui no Do Outro Lado do Mundo.

Viajo com o espírito preparado para essa grande aventura e com o coração já apertado de saudades daqueles que vou precisar deixar para trás: Pai e Mãe principalmente. Mas o destino quis assim e, então, vamos em frente e Ni Hao, Zhongguó ("Oi, China").

Relação dos livros lidos:

Adeus, China - O último bailarino de Mao - Lu Cunxin

Um brasileiro na China - Gilberto Scofield

Laowai - Histórias de uma repórter brasileira na China - Sonia Bridi

Guia Visual da China - Folha de São Paulo

Amante na China - Richard Amante

Os Chineses - Claudia Trevisan

As filhas sem nome - Xinran Xue

Sobre a China - Henry Kissinger

3 comentários:

  1. COMENTÁRIOS RETIRADOS DO ANTIGO BLOG

    Parabéns pelo blog Andréa. Desejo tudo de bom pra vcs.Foi ótima ideia permitindo que seus amigos e parentes compartilhem dessa grandiosa aventura que vcs estão vivendo. Dê um abração no meu amigo por mim. Bjão
    CAMARINHA | mrcamarinha@yahoo.com.br | 25/01/2012 19:24


    Dedéia, sensacional!! Adorei a parte do supermercado. Me lembrei da Coréia.. Imaginei a cara de vocês vendo a chinesada toda passando na fila - rssrsrsrsrs. Bjs pra todos e saudade!!
    Leila Almeida | leilaalmeida11@hotmail.com | 24/01/2012 22:39


    Muito querida amiga. Que legal essa idéia de nos colocar mais pròxima a voces! Como sempre , sua redação é impecável! Beijinhos nas princesas. Que voces sejam felizes!
    marilena | lenauta@yahoo.com.br | 23/01/2012 05:06


    Oi Andrea, adorei! Ótima idéia. Vamos acompanhar daqui de longe pra estarmos um pouquinho mais perto. Bjos na turma toda
    Monica | Macutrim@hotmail.com | 23/01/2012 00:09


    Queridos Amigos, chegamos ontem(21/01) a Brasilia de volta das férias no Rio, infelizmente não pudemos nos despedir pessoalmente mas estaremos acompanhando a vida de vocês na China pelo blog, desejamos um excelente ano de 2012. Saudades dos amigos, Rodrigues e Maria
    Marcos Rodrigues | rodriguessilva79@gmail.com | 22/01/2012 22:28


    Oi Andrea, Vou te acompanhando e "vivendo" junto as emoções de estar "do outro lado do mundo". Amei o titulo do blog. desejo muitos bons encontros por ai. Mande noticias sempre. Ana Valéria
    Ana Valéria | avlopesteixeira@gmail.com | 22/01/2012 15:43

    ResponderExcluir
  2. Andréa,Tuninho e meninas
    só hoje consigo me comunicar com voces.Estou contente por saber que estão gostando e adaptados.Alias hoje é um dia especial,aniversario do Tuninho,felicidade,um abração meu e do Zé.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Andrea o Lucas mandou se o meu nome ,escrevi e pedi para ele me ajudar .
    bjs Nilda

    ResponderExcluir