sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Superstição com números

Uma das coisas que pude comprovar nesses primeiros dias aqui na China é a aversão dos chineses a alguns números, principalmente o 4. A pronúncia do número 4 (sì) é muito parecida com a da palavra “morte” (sǐ). Por causa disso, os andares terminados em 4 não existem na maioria dos edifícios - confira na foto abaixo, o painel de um dos elevadores do prédio onde moramos.
Como não temos problemas com números, nosso apartamento é o 604, mas eles o identificam como 6D (“D”, a quarta letra do alfabeto). Certamente o chinês dono desse imóvel pagou bem barato por ele.
O número 13 também não é bem visto, mas aqui a superstição é herdada dos ocidentais – por via das dúvidas eles preferem não arriscar.

Já o número 8 é o xodó dos chineses, porque foneticamente é parecido com “prosperidade” - oito é /ba/ e fortuna é /fa/.  Em alguns dialetos regionais aqui na China, como o cantonês, “oito” (baat) e “fortuna” (faat) se confundem.

Um exemplo do apreço da turminha de olhos puxados pelo número 8 foi a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, que começou às 8 horas e 8 minutos da noite do dia 08 de agosto de 2008. Ah, esses chineses!




Nenhum comentário:

Postar um comentário