quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

As muitas atrações da Praça da Paz Celestial

Ontem à tarde fomos visitar a Praça da Paz Celestial, conhecida por aqui como Tiān'ān mén Guǎngchǎng, Praça do Portal da Paz Celestial. Um lugar importante na história da China antiga e moderna. Já “conhecia” a Praça por fotos e pela tv, mas foi fascinante estar ali, tendo a oportunidade de ver, in locco, a grandiosidade do local – são 440,000 metros quadrados!! Fiquei impressionada. É admirável a limpeza do lugar, a organização, o respeito das pessoas. O frio estava de rachar e a sensação térmica era ainda menor por causa do vento. Logo que entramos na Praça, uma rajada fez a gente quase “voltar” pra trás. Uma lata de lixo, grande, saiu deslizando pelo meio da praça, a toda velocidade. Gigi adorou!

De nossa casa até a Praça levamos uns 15 minutos de táxi e isso porque o trânsito é sempre intenso. Sem engarramento levaríamos cerca de 5 minutos. É bem pertinho.
Andamos a Praça toda, e tirei muitas fotos. Fui tentando explicar para as meninas o que representa o local para o povo chinês. Não pude deixar de comentar sobre o conflito que aconteceu ali, em junho de 1989, entre intelectuais, estudantes  e trabalhadores com o Exército Chinês, num movimento contra as medidas do governo, que geravam inflação e desemprego. A imagem que marcou, e deu nome ao protesto, foi a do jovem chinês tentando parar uma coluna  de tanques de guerra. O rapaz  sumiu e niguém sabe, até hoje, o que aconteceu com ele. O número de mortos e feridos são controversos, mas podem ter chegado a 7 mil. A atitude do governo foi criticada por grande parte da comunidade internacional. Deng Xiaoping, grande responsável por inserir a China  no mundo moderno, abrindo o país à economia de mercado, acabou manchando sua reputação com o incidente. Falar sobre esse assunto, por aqui, é tabu.
Mas a história da Praça não se resume a esse incidente. É praticamente impossível conhecer tudo em um único dia, ou em poucas horas. Como teremos bastante tempo por aqui, fizemos um tour bem rápido. Vou tentar explicar o que representa cada prédio ou monumento existente ali.

Primeiro, a explicação do nome da praça: Tiān'ān mén, é composto pelos caracteres “céu”, “paz” e “portão”, daí a versão ocidental de Portão da Paz Celestial. Construída inicialmente em 1417 durante a Dinastia Ming, a Praça era a porta de entrada para a Cidade Proibida.
Bem no centro da Praça fica o Monumento aos Heróis do Povo, inaugurado em 1958. Ele é feito de granito e tem 37,94m de altura. Nele está escrita uma frase de Mao Tse Tung: “Eterna Glória aos Heróis do Povo”.

 Monumento Aos Heróis do Povo, no centro da Praça da Paz Celestial 


Um pouco mais adiante, está o mastro com a Bandeira Nacional da China. Diariamente acontece ali, um evento bastante esperado pelos visitantes: a cerimônia de hasteamento da bandeira pela Guarda de Honra, que começa bem cedo, ante do sol nascer.

Bandeira Nacional da China
Ao sul da Praça fica o Mausoléu de Mao Tse Tung. Lá dentro, num caixão de cristal, está o corpo do presidente que liderou o país de 1946 até 1976. As visitas acontecem somente na parte da manhã. A mais ansiosa pra ver Mao é a Giovanna. Curiosidade de criança que ficou pra próxima.

Mausoléu de Mao Tse Tung, entrada sul 
Numa das entradas do Mausoléu há duas grandiosas esculturas: uma representando “A Revolução Chinesa” e a outra o “Período da Nova Democracia”.
Uma das esculturas em frente ao Mausoléu
  
Bem em frente ao Mausoléu de Mao, do lado sul, está o Qián mén, ou Porta da Frente. O local, construído em 1419, abriga a Porta do Sol, Zhèng yang mén  e a Torre de Tiro com Arco. As duas construções eram ligadas por muros e guardavam a entrada principal da Cidade Proibida. São belíssimas e imponentes. Ao passar pelo arco da Torre de Tiro parecemos bonequinhos, de tão grande que ele é. As portas também são enormes. Elas contêm semicírculos dourados em toda a sua extensão. Dizem que dá sorte esfregar a mão nelas, então, não perdemos tempo e seguimos a tradição. Não custa nada.

 
 A Porta da Frente
  
 A enorme porta e seus semicírculos

Do outro lado da rua, a Torre de Tiro com Arco
Entre as duas construções está o Marco Zero das Rodovias da China. Pertinho dali, mais para a esquerda, é possível avistar o Museu das Ferrovias.

Marco Zero 

Do outro lado, onde fica a Porta do Sol, está a Cidade Velha de Beijing. Como estava muito frio, não atravessamos para o outro lado. Resolvemos ir para o lado oposto, o da Cidade Proibida. 
No caminho avistamos o Museu de Numismática da China. Para quem não sabe numismática é o estudo das moedas e das medalhas. Deve ser uma visita bem interessante.

Museu de Numismática
  
Ao lado do museu, no lado oeste da Praça, está o Grande Salão do Povo, centro político de Beijing e a Casa do Congresso Nacional Popular, que se reúne ali apenas uma vez por ano, durante cerca de três semanas. O Partido Comunista da China também usa o local para suas reuniões, que acontecem de cinco em cinco anos.
Grande Salão do Povo 

Do lado oposto ao Grande Salão do Povo, bem em frente, do outro lado da Praça – lado leste - está o Museu Nacional da China. É muita coisa pra visitar. Um prato cheio pra quem aprecia “um pouco” de história.
Museu Nacional da China
Como já falei, a Praça é muito bem cuidada. Chama a atenção, também, o número de câmeras de segurança espalhados por todos os lados. Mas isso não é algo presente somente na Praça. Existem câmeras espalhadas por toda Beijing. A população é monitorada o tempo inteiro, em todos os lugares. Sobre os guardas um detalhe: eles não usam armas. Também, devem ser todos “mestres” em Kung Fu. Vai mexer com eles! 
Depois de uma boa caminhada, finalmente atravessamos, por uma passagem subterrânea, a Chang’an Jie, a rua mais larga e mais longa do mundo, com 46 quilômetros de extensão. Ela é o centro político e cultural da China. Na parte oeste ela se chama Fuxingmen e na parte leste, Jianguomen.
Localizada bem no eixo central de Beijing está a Torre do Portão da Paz Celestial, um das construções mais famosas de toda a China. É aquela que possui o retrato de Mao Tse Tung bem na frente. Fica na parte norte da Praça. Ao lado do retrato de Mao, dois cartazes gigantes. O da esquerda com a frase “Viva a República Popular da China” e o da direita, “Viva a grande unidade dos Povos do Mundo”. Foi dali do alto que Mao Tse Tung, no dia 1º de Outubro de 1949, proclamou a fundação da República Popular da China.
Ao fundo a Chang’an Jie e a Torre do Portão da Paz Celestial com os cartazes e a foto de Mao
Gigi "entrando no clima" 
Na entrada há sete pontes de mármore branco – cinco bem em frente ao Portão - sendo que a central, e mais larga, era reservada para o Imperador. 
Duas colunas de pedra, uma em cada lado, marcam a entrada. Elas pesam 10 toneladas e têm 10 metros de altura.
                                       Coluna da esquerda                               Coluna da direita

Os leões, animais sempre presentes aqui na China - porque dentro da Cultura Chinesa são eles que protegem os homens dos espíritos malígnos - guardam as pontes de acesso.
 Leão de Guarda
 A temperatura anda tão baixa que o rio que passa pelas pontes está praticamente congelado.
Rio congelado 
O Portão construído durante a Dinastia Ming, era a porta da frente da Cidade Proibida e de onde era anunciado o novo Imperador ou Imperatriz. Até 1911 ninguém podia entrar na Torre, exceto a família real e os aristocratas. Hoje em dia a Torre é aberta a visitação. Tempos modernos. Ele já foi reconstruído diversas vezes, como em 1457, quando foi atingido por um raio, e no século seguinte, em 1644, quando foi completamente incendiado por rebeldes.
O famoso retrato de Mao Tse Tung

Em frente a Torre do Portão da Paz Celestial
Cruzamos o Portão Celestial em direção à Cidade Proibida. É muita gente visitando o local. De longe parecem formiguinhas. E lá estávamos nós, como quatro delas. Mais uma vez aproveitamos pra passar a mão nos semicírculos das portas. Nunca é demais.
Mais uma esfregadinha na porta

Nossa intenção era entrar na Cidade Proibida, mas passava das três da tarde e as visitas terminavam às 16h30min. Além disso, estávamos congelando de frio, apesar de todos os agasalhos que vestíamos. É um passeio que requer paciência e bom preparo físico, porque pode levar cerca de 4 horas: a Cidade é muito grande! Visitar com pressa não dá.

A poucos metros da Cidade Proibida
 
Pegamos uma saída lateral e fomos beirando os muros do lado oeste da cidade. Nesta parte eles estão bem mal cuidados. Mas a restauração dos palácios está em andamento.
Recuperando a história
No caminho de volta, experimentei um espetinho de morango caramelizado. Estava bem gostoso.
Adoro morango
Compramos, também, duas bandeirinhas da China para as meninas. As duas custaram 4 Renminbi, pouco mais de um real. Pagamos com uma nota de 5 RMB e fizemos sinal para a senhora que nos vendeu, que poderia ficar com o troco. Ela NÃO aceitou! Eles são assim: não costumam aceitar gorjetas. Bonitinho foi ela nos dar o troco segurando a moedinha de 1 RMB com as duas mãos, um costume dos chineses.
Viva a China!
Espero que tenham gostado do nosso tour pela Praça da Paz Celestial. Na semana que vem devemos voltar para, aí sim, entrar na Cidade Proibida! Tomara que esteja menos frio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário