segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Noite do Festival das Lanternas

Mais uma noite de muitos fogos em Beijing. Hoje a China e outros países do oriente celebram o Festival das Lanternas. É a primeira noite de lua cheia depois do Ano Novo – que começou em 23 de janeiro. Ou pode-se dizer que é o 15º dia do primeiro mês do Ano Novo Chinês e último dia do Festival da Primavera.  

O nome do Festival das Lanternas é Yuan Xiao Jie (元宵节 ou 元宵節). “Yuan”, primeiro mês do ano, “Xiao”, como os antigos chamavam a noite e “Jie”, festival.

Yuan Xiao, ou Tang Yuan, é também o nome do bolinho especial que os chineses costumam saborear esta noite. Redondinho, ele é cozido ou frito e feito com farinha de arroz doce e recheado com massa de feijão, tangerina, gergelim, chocolate ou pasta de amendoim.

Em alguns lugares o Festival da Lanterna é também uma espécie de Festa dos Namorados. Há muitos e muitos anos atrás, as moças não podiam sair de casa sem a permissão dos pais. Mas o dia de hoje era uma exceção. Então, elas aproveitavam a oportunidade para se divertir com os rapazes.

Confesso que não comi bolinho, nem vi nenhuma lanterna subindo aos céus. As únicas que vejo aqui de casa são as mesmas que enfeitam os jardins e os prédios desde o dia do Ano Novo Chinês.

Os chineses gostam, mesmo, é dessa coisa de fogos de artifícios. Afinal, foram eles que inventaram a pólvora. Diz a tradição chinesa que os fogos de artifícios servem para espantar os maus espíritos. Olha, deve ter muito espírito ruim solto por aqui, porque o foguetório não para lá fora!!



Um comentário:

  1. Cade a foto? Vc sempre posta com o anexo de uma... Ai a gente visualiza o que vc escreve! kkk Olha, tem uma amiga de uma amiga cujo marido 'e da FAB e esta indo pra China. POsso passar seu contato? E sempre bom ter alguem conhecido num lugar onde todos sao iguais, ne? Desculpe, estou sem acentos de novo... Bjs, fique com Deus.

    ResponderExcluir