domingo, 5 de fevereiro de 2012

Segredos de Beijing

No prédio onde moramos há diversas portas de aço, enormes, que mais parecem portas de abrigos antiaéreos.
Uma das muitas portas de aço no subsolo de nossa garagem. Seria um abrigo?

Curiosa, fui pesquisar e ver se achava algo sobre elas e me surpreendi ao saber que existe uma cidade subterrânea por grande parte de Beijing. Essa cidade é chamada de Dixia Cheng.
No início de 1969, as relações entre a China e a antiga União Soviética, que já não eram boas desde a década de 50, entraram em colapso, com confrontos armados em parte da fronteira entre os dois países. Temendo uma guerra nuclear, Mao Tse Tung ordenou a construção de túneis sob a cidade de Beijing. Em caso de ataque químico, nuclear ou qualquer outro tipo de severa ameaça, a ideia era transferir metade da população para esses túneis, e a outra metade para as colinas a oeste da cidade. Os abrigos teriam restaurantes, escolas, hospitais, locais para armazenagem de grande quantidade de comida, enfim, toda uma infra-estrutura capaz de permitir que os chineses sobrevivessem ali por um longo tempo. Verdade ou ficção? Ainda não visitei nenhum local como esse, mas se tratando de China tudo é possível.

Há relatos de que a cidade subterrânea teria sido construída pelas mãos de aproximadamente 300 mil cidadãos locais, e que ela ocupa uma área de 85 quilômetros quadrados, ligando, entre si, os principais pontos da cidade, como a Praça da Paz Celestial, Cidade Proibida, o Templo do Céu e as colinas na parte oeste. Dizem, ainda, que ela chegou a ter 90 entradas, mas que atualmente, a maioria delas está escondida sob o comércio da cidade.

A boa notícia é que parte do complexo é liberada para visitação. Então, se você está em Beijing  e quer conhecer o local - como eu pretendo fazer - a indicação é uma pequena loja em Qianmen, na parte sul da Praça Tiananmen – a Praça da Paz Celestial - no número 62 da West Damochang Street. Certamente uma boa pedida para aprender um pouco mais da grandiosa história da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário