segunda-feira, 26 de março de 2012

O aquecimento já era!

Aqui em cima no hemisfério norte o inverno foi embora e chegou a primavera. Mas quem disse que o frio acabou? A temperatura está bem mais alta, em torno de 14 graus durante o dia, caindo para uns 8 durante a noite. Só que para mim ainda continua frio. E como aqui na China para certas coisas não se tem escolha, os chineses já cortaram o sistema de calefação. É assim mesmo. Tá com frio? E daí? O aquecimento já era querida! Você vai dormir com a casa quentinha e, no dia seguinte, acorda com ela geladinha. Tá, tô exagerando. Mas aqui dentro está um pouquinho frio. Eles aqui determinam quando e até quando o sistema de aquecimento funciona, assim como acontece no verão com o ar condicionado. Tô imaginando como deve ser no verão. A gente suando, esperando a boa vontade do chinês pra ligar o sistema de refrigeração. Uma beleza! Eles alegam que é preciso um controle, por causa do alto consumo de energia do país. Também, com mais de 1,3 bilhão de habitantes... Mas poderiam ser um pouco mais democráticos né? Pelo menos avisar: “amanhã o aquecimento vai ser desligado”. Mas não. É no “tranco” mesmo!

Lembram-se do meu post do domingo retrasado, quando mostrei que amanheceu nevando à beça? Os chineses sabem que foi o último sinal do inverno e na segunda-feira pela manhã já estavam retirando as lonas que protegem os jardins das ruas. Foram os primeiros preparativos para a chegada da primavera. A cidade está mudando de cara e de cor. Já é possível ver os primeiros brotos das árvores se abrindo. Os galhos secos, até bem pouco tempo marrons, começam a se encher com o verde das folhas. O relógio da natureza é realmente perfeito.
O verde começa a aparecer.

E as flores já dão o ar da graça.

Alguns bares e restaurantes já começaram, também, a colocar suas mesinhas nas calçadas. Nada de ficar todo mundo encolhido lá pra dentro. É hora de jogar conversa fora a céu aberto.

Ainda não consigo dispensar as camadas de roupas, ainda mais porque o vento tem andado forte nos últimos dias. Mas também não sou a única. Ainda vejo muita gente de gorro, cachecol.  Tem também aqueles que não estão nem aí para o frio, como algumas chinesas que andam com shortinho e meia-calça.

Mas, viva a primavera! Dizem que é lindo acompanhar o desabrochar das cerejeiras. Então, vou ficar de olho para não perder esse espetáculo e, é claro, postar aqui muitas fotos.

2 comentários: