domingo, 13 de maio de 2012

Dia das Mães


Hoje também é Dia das Mães aqui na China. Mas, pra mim, Dia das Mães é uma data para o comércio. Porque Dia das Mães é TODO dia! Mãe é Mãe, sempre, a toda hora, cada minuto, todos os segundos... Sou Mãe há pouco mais de 16 anos – de duas meninas lindas - e só depois que minha primeira filha nasceu, é que passei a compreender melhor muitas das coisas que minha Mãe me ensinou. Acho que todo mundo um dia já soltou a frase “Praga de Mãe é triste!” Mas Mãe não solta praga. Mãe avisa! Lembro quando minha Mãe dizia:

 “Filha, leva o guarda-chuva que vai chover”.

Eu, teimosa, é claro que não levava e o quê acontecia? Voltava pra casa toda molhada!

“Filha, não vai para a praia com esse colar que pode perder...”

Lá fui eu na praia e, num dos mergulhos, o colar que tinha trazido de Salvador foi levado pela onda”. Quando cheguei em casa, com cara de boba, ela disse:

“Te avisei!” 

Ficava chateada e não entendia como muitas das coisas que ela falava acabavam acontecendo. Mas hoje compreendo: é a experiência e aquele “6º sentido” que toda Mãe tem. Sei que minhas filhas muitas vezes também não entendem o que digo, mas sei que um dia elas vão compreender tudo e irão fazer com os filhos exatamente as mesmas coisas, só que do jeito delas. É um ciclo! Guardamos dentro da gente e um dia passamos a experiência adiante. É claro que com o tempo as coisas se modificam e damos o nosso jeitinho próprio para o que aprendemos lá atrás. Não poderia ser diferente, afinal, cada pessoa é de um jeito.

Desejo a todas as Mães que conheço um dia pra lá de especial. Mas tem uma pessoa, é claro, que merece um carinho ainda maior meu. Minha Querida Mãe! Ano passado estávamos juntas, lá em Brasília, mas hoje, mais uma vez, estaremos longe, realmente bem longe uma da outra. Mas estamos longe só fisicamente, porque você sempre está aqui comigo, no meu pensamento, no meu coração, nas minhas preocupações... é difícil não poder te abraçar, te beijar, mas logo logo estaremos juntinhas, matando um pouco dessa imensa saudade! Mãe, Te Amo e te desejo um domingo abençoado, assim como todos os outros domingos e demais dias de todos os anos de sua vida.

Minha Mãezona!!!!


Almoço de hoje no Latin, restaurante brasileiro aqui em Beijing.
Na foto, as "Mamães" com seus filhos e filhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário