terça-feira, 9 de outubro de 2012

Tour de Beijing

Como fã de esportes não poderia deixar de ver a passagem dos ciclistas do Tour de Beijing, penúltima etapa do UCI World Tour (International Cycling Union) aqui perto de casa. É a segunda vez que a prova é realizada na capital chinesa. A primeira foi no ano passado.

O Tour de Beijing está sendo disputado por 19 times, num total de 143 competidores.

Há equipes da Austrália, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grã Bretanha, Holanda, Itália, Kazaquistão, Luxemburgo, Rússia e, é claro, da China.

A competição é dividida em cinco estágios. A largada foi hoje, às 14h na Praça da Paz Celestial. Cerca de 8 minutos depois os ciclistas estavam passando bem em frente ao famoso Silk Market – onde fiquei para prestigiar a prova. Como eu já esperava, foi uma passagem “relâmpago”, já que os atletas estavam a toda velocidade. Acho que vi uns 10 segundos! Mas consegui tirar algumas fotos.

Para a passagem das bicicletas a Jian Guo Men, principal e maior avenida de Beijing, foi interditada no sentido oeste-leste.

O Silk Market ao fundo e os guardas interditando o cruzamento com a Jian Guo Men.


A etapa de hoje tem 117 km e termina no Estádio Olímpico, o Ninho de Pássaro.

Amanhã os competidores partem para o estágio 2, de 126 km e que termina em Men Tou Gou, distrito de Beijing onde está situada a Ling Shan Mountain, a montanha mais alta dos arredores da capital.

No terceiro dia de competição os ciclistas percorrem mais 162.5 km até a seção da Muralha da China, em Badaling.

Na sexta-feira, o quarto estágio vai de Yan Qing até Chang Ping, num trajeto de 165.5 km.

A prova termina no sábado, dia 13, com o maior percurso: 182.5 km de Chang Ping até Ping Gu, considerada a cidade dos pêssegos aqui da China.

O UCI World Tour é a principal competição do ciclismo mundial e é composto de 29 eventos. Os mais famosos são o Tour de France, o Giro d’Italia e a Vuelta a España.

Os três primeiros da prova, na altura do Silk Market.


Os ciclistas ainda bem "embolados" num único pelotão.


Não durou nem 10 segundos na minha frente.


As equipes de apoio vieram na sequência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário