segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

100° Post - Boas Festas e Feliz 2013!

Por coincidência meu 100° post vai ser o último do ano. Tô “saindo de férias” por alguns dias, mas depois vou ter muita coisa pra contar.


Foi um ano especial na minha vida. Começou com a expectativa do quê ia encontrar aqui do outro lado do mundo. Cultura, língua, povo... Tanta coisa nova e tudo era uma incógnita. Mas a adaptação não foi tão difícil assim. Chegamos num frio danado – coisa de -13° - mas nem isso tornou as coisas mais complicadas. Difícil, mesmo, é saber que estou tão longe, principalmente de meus pais, de quem sinto uma saudade danada! Tento “diminuir” essa saudade vendo-os quase que diariamente via Skype – santa tecnologia, muito obrigada! Mas não é fácil.


Mas o tempo está passando – já vai fazer um ano que chegamos – e eu tenho procurado, dentro do possível, sair por aqui pra conhecer sempre mais sobre a China e sua incrível cultura. Nem a língua está sendo um problema, porque consigo me comunicar com os chineses com o pouco que aprendi e continuo tentando aprender do Mandarim, ou então uso o inglês e o “mimiquês. Esse, então, não falha, é universal.


A vida é assim, feita de prós e contras, coisas boas e ruins...
Estar tão longe de tudo e todos é ruim? Óbvio, mas por que não olhar para o lado bom, o da oportunidade de estar vivendo uma experiência ímpar de morar aqui na China?


Abrimos mão de algumas coisas, mas ganhamos outras. Sei que a Amanda, por exemplo, sente uma falta danada dos amigos, e está sempre se questionando sobre a fase da adolescência que está deixando de viver estando longe do dia a dia do Brasil. Mas e o que ela está vivendo aqui? A oportunidade de aprender Mandarim, a língua do momento e do futuro? A experiência de vida, a convivência com pessoas de nacionalidades diferentes? Não tem preço! Ela pode não entender muito bem isso hoje, mas vai sentir saudades no futuro.


A Giovanna ainda não tem tanta noção do que está “perdendo e do que está ganhando”. Mas, de alguma forma, também vai levar pra vida toda a experiência que está vivendo aqui. É muito fofo vê-la recitando as tabuadas, de 1 a 9, em chinês. O problema é que ela, quando vai fazer os deveres do Brasil, “raciocina” em chinês, na hora das continhas. É muita informação para uma criança de 8 anos? Ah, mas ela tira de letra!


Os chineses podem não ter religião, podem não comemorar o Natal, mas de olho nas vendas e no crescimento do turismo, Beijing está repleta de decorações natalinas, com muitas luzinhas nos postes, nas árvores, nos condomínios; árvores de Natal em shoppings, parques, na frente de hotéis. Papai Noel também existe na China!


Bem verdade que não vi ainda nenhum presépio nas decorações – somente pra vender em lojas – mas o espírito de Natal já está na cidade. Cabe a nós lembrar que o mais importante do Natal não é o velhinho de roupa vermelha e barba branca, mas aquele menino que nasceu numa manjedoura e que mudou a história do mundo. Mas os chineses não entendem muito isso. Já li de casos deles perguntarem para estrangeiros, algo mais ou menos assim: “Vocês ocidentais comemoram tanto o nascimento desse menino... mas não foi ele que vocês deixaram morrer numa cruz?” Verdade difícil de explicar e de fazer entender...


Aproveitando o espírito de Natal, que nesse momento paira por quase todo o mundo, desejo a todos Boas Festas!


O ano não vai acabar no dia 21 de dezembro, por isso não deixe de pelo menos TENTAR fazer coisas boas, não somente para você, mas principalmente para aqueles que te rodeiam. Pode ser que a pessoa que está ao seu lado, nesse momento, queira simplesmente um beijo seu. Um gesto tão simples, mas que feito com vontade, alegra qualquer um!


Você que está perto de seus entes queridos, aproveite cada minuto ao lado deles. Assim como eu, você amanhã pode estar longe e não vai ter a oportunidade de abraça-los, como realmente gostaria.


Reflita sobre o que ficou para trás. Aprenda com seus erros e busque cada vez mais os acertos.


Renove as esperanças, celebre a vida e continue sonhando! Sem sonhos não se vive e não se chega a lugar algum. E não deixe de fazer a sua parte e de lutar por um mundo melhor! Acredite, sempre!



Feliz Natal e um 2013 de muitas alegrias!


Veja o vídeo abaixo e preste atenção na letra. Nós crescemos, mas nunca é tarde para sonhar!

Há muito a comemorar.
Acredite no que você sente por dentro,
Dê a seus sonhos asas para voar.
Você tem tudo que você precisa,
Se você apenas acreditar.       



Vídeo com parte de uma linda música do filme “O Expresso Polar”

BELIEVE                               ACREDITE

Children, sleeping.                 As crianças, dormindo.
Snow is softly falling.             A neve está caindo suavemente.
Dreams are calling,               Os sonhos estão chamando,
Like bells in the distance.      Como sinos à distância.
We were dreamers,                Nós éramos sonhadores,
Not so long ago.                     Não há muito tempo.
But one by one, we                Mas, um a um, nós
All had to grow up.                Todos tínhamos que crescer.

When it seems the magic      Quando parece que a magia 
slipped away...                       sumiu ...
We find it all again                Encontramos tudo de novo  
On Christmas Day.                No dia deNatal.       
Believe in what your heart       Acredite no que seu coração 
is saying,                                     está dizendo,   
                                                                    
Hear the melody that's playing.  Ouça a melodia que está tocando.
There's no time to waste,             Não há tempo a perder,

There so much to celebrate.        Há muito a comemorar.
Believe in what you feel              Acredite no que você sente 
inside.                                           por dentro.

Give your dreams        Dê a seus sonhos 
the wings to fly.            asas para voar.

You have everything             Você tem tudo 
you need,                             que você precisa,
if you just believe.                Se você apenas acreditar.                 
                                                                           












Nenhum comentário:

Postar um comentário