quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Poluição em Beijing



Respirar ar puro em Beijing está cada dia mais difícil. A poluição que insiste em cobrir a cidade de cinza tem atingido níveis tão altos que já começa a preocupar as autoridades locais, que já não têm mais como mascarar os índices que medem as partículas de matéria no ar.

Não entendo do assunto, mas a OMS, Organização Mundial de Saúde, diz que um PM 2,5 seguro (ou saudável) deve ser inferior a 25 microgramas diários. Pasmem, então: a leitura aqui chegou recentemente a 993 microgramas por metro cúbico!

Hoje pela manhã estava em 434!



Essas micropartículas suspensas no ar podem penetrar em nossos pulmões, causando sérios problemas respiratórios e até câncer.

As pessoas estão sendo aconselhadas a não sair de casa, mas se isso não for possível, o governo pede para a população deixar o carro na garagem e optar pelo uso dos transportes coletivos.

O grande problema da China é que o país é o maior consumidor mundial de carvão, a principal fonte de energia por aqui e que move as termoelétricas. Mudar isso leva tempo, e a China está demorando a se mexer.

Mas um bom sinal de que mudanças estão a caminho, é que parece que o governo já admitiu o problema e promete esforços para combater a poluição e tornar a China “mais verde”. Só que a situação está cada vez mais grave e é preciso começar já!

Beijing costuma sofrer com as tempestades de vento vindas da Sibéria, mas nesse momento o vento seria bem vindo para poder mandar, pra bem longe, essa massa de ar poluído que sufoca a cidade.

Pela manhã o céu estava assim: com uma densa névoa cinza 
cobrindo a cidade. Não dava nem pra ver o prédio do
China World Trade Center, o maior de Beijing,
que está logo ali ao fundo e fica bem
pertinho aqui de casa.

Foi o dia inteiro assim: o melhor é ficar em casa. 

Enquanto isso o que se vê é cada vez mais e mais pessoas andando nas ruas de máscara, numa tentativa de diminuir o impacto no organismo. As máscaras, é claro, estão em falta nas farmácias e até nos sites de venda online. A capital chinesa tem cerca de 21 milhões de habitantes. Haja máscara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário