quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cidade Subterrânea - Ainda não foi desta vez!

Na terça-feira, além de conhecer o Mausoléu de Mao Tse-Tung explorei, com duas amigas e a Gigi, alguns outros pontos próximos a Praça da Paz Celestial.

Após a visita ao Mausoléu, fomos tentar achar uma das entradas para a Cidade Subterrânea - Dìxià Chéng地下城 -  que eu sabia que ficava ali perto do Qianmen.

Após andarmos bastante e pedirmos várias informações, uma simpática senhora chinesa nos mostrou o local. Mas infelizmente estava fechado.

A inscrição na parede, em mandarim e em inglês, está praticamente
apagada. Não havia indícios de que o local passa por reformas. 


Procurando informações na internet, acabo de descobrir que desde 2008 o local passa por uma renovação. Mas, sinceramente, não vi movimento nenhum que indique que o lugar está passando por obras. Pelo contrário, parece até que foi desativado.

Enfim, a entrada que achamos fica na 62 Xidamochang Jie. A chamada Cidade Subterrânea era um complexo de túneis construídos como abrigo de defesa, em caso de guerra. Foi construída nos anos 70, por ordem de Mao Tse-Tung, sempre ele, quando a China temia um ataque nuclear por parte da antiga União Soviética. Dizem que a cidade possuía armazéns, hospitais, escolas... Tudo que pudesse manter, bom um bom tempo, as pessoas a salvo nos subterrâneos da cidade. 

Dessa vez não deu, mas já descobri o endereço de outras duas entradas – dizem que existiam 90. Tomara que estejam abertas para que eu tenha boas coisas para contar e boas imagens para postar aqui no blog.

A caminho da entrada da Cidade Subterrânea vimos algo pra lá de interessante e até engraçado: algumas cadeiras de rodas “estacionadas” nos lugares reservados às bicicletas. Agora, já imaginou alguém que use uma cadeira de rodas, parando ali e saindo andando? Ah, esses chineses...

Cadeira de rodas estacionada?


E não era somente uma, não: mais ao fundo, bem à direita, havia outra.
Além dessas duas, passamos por outras, em locais diferentes.
Deve ser comum por aqui. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário