quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Visitando a Primeira Igreja Católica de Beijing


A terça-feira cultural e turística não terminou na Rua do Imperador. Estava apenas na metade quando eu, Cinara, Cristiane e Gigi fomos a procura da primeira igreja católica de Beijing. Mais uma vez foi um pergunta daqui e ali e olha no mapa, calcula a distância... O problema é que as quadras chinesas são enormes. Nosso mapa indicava que estávamos a apenas duas quadras da igreja. Mas andávamos e andávamos e nada. Finalmente, de longe, avistei uma torre com uma cruz. Só podia ser ela! Após cerca de dois quilômetros de uma boa caminhada pela Qianmen Xidajie, chegamos ao nosso destino. Lá estava a Catedral do Sul, Nan Tang 南堂, também conhecida como Igreja da Imaculada Conceição 圣母无染原罪堂,  ou Xuānwǔmén Tiānzhǔtáng  宣武门天主.

Em 1601 existia no atual local uma pequena capela em estilo chinês, conhecida como igreja de Xuānwǔmén, o nome do bairro local. Ela servia de residência aos primeiros missionários jesuítas que viviam em Beijing: um deles, o italiano Matteo Ricci. Se você acompanha o blog desde o começo, deve lembrar que falei de Ricci quando escrevi sobre Macau – post do dia 12 de março de 2012, Macau - Parte 2.


Mais uma vez a foto da estátua de Matteo Ricci 
que tirei em Macau, em março de 2012.


Matteo Ricci começou sua missão jesuíta na China em 1582, ao chegar a Macau que, na época, era um importante entreposto comercial de Portugal. Seu trabalho de conversão dos chineses ao cristianismo chamou a atenção do Imperador Wanli, que o convidou para vir até Beijing. Ricci foi o primeiro ocidental a entrar na Cidade Proibida.

Como o número de fiéis aumentava cada vez mais, Ricci obteve a permissão do Imperador para construir uma igreja maior, em 1610.

Em 1650 a capela foi reformada por outro jesuíta, o alemão Johann Adam Schell von Bell. Anexos serviam de residência aos padres, e o local ainda abrigava um observatório astronômico e uma biblioteca. A nova igreja, construída em estilo barroco foi, então, dedicada à Imaculada Conceição.



Ilustração com Matteo Ricci, à esquerda, e Johann Adam Schell, à direita.


Em 1690 Beijing se tornou uma Diocese – unidade territorial administrada por um bispo – ao receber Bernadin Della Chiesa como primeiro bispo da igreja católica na cidade. Seu nome chinês era Kang He Zhi. A partir de então, a igreja se tornou uma Catedral.

A igreja original foi destruída por dois terremotos e também por um incêndio, em 1775. Além disso, em 1838, a religião católica sofreu sanções do Imperador Dao Guang, que passou a considera-la como uma má influência aos chineses. Como resultado, a atuação das igrejas católicas na China foram restritas. Somente em 1860 é que a catedral foi reaberta.

Poucos anos depois, em 1900, atos de vandalismo da Rebelião Boxer colocaram abaixo todas as igrejas de Beijing. Em 1904, pela quarta vez em sua história, a Igreja da Imaculada Conceição foi reconstruída em sua atual forma.

A catedral é cercada por muros e possui, num jardim ao lado, ao ar livre, uma imagem de Nossa Senhora.


A Catedral vista pelo lado de fora.


Jardim externo onde se encontra uma imagem de Nossa Senhora. 


A porta principal da igreja estava fechada. Entramos por uma das portas secundárias, também na frente. A igreja é simples, possui vários vitrais coloridos e tem uma nave grande, com o teto em meia lua.

A porta principal estava fechada.


A Catedral por dentro.

Vários vitrais ornamentam a Catedral.


No geral, o estado de conservação da igreja está deixando a desejar. Os bancos são velhos, e as almofadas dos assentos e dos genuflexórios – onde nos ajoelhamos - estão gastas e até rasgadas. O tapete que cobre o corredor central também é bem antigo. No altar, ao fundo, um quadro com a pintura de Nossa Senhora. Nos cantos laterais da igreja, duas diferentes imagens de Cristo. Em frente à do lado esquerdo há um pequeno altar para acender velas.

A pintura de Nossa Senhora da Imaculada Conceição na
parede de fundo do altar.


O antigo e o novo também se encontram dentro da igreja: telas de LCD estão penduradas em algumas colunas, assim como dois relógios digitais que marcam a hora, o dia e a temperatura ali dentro. Há também câmeras de segurança espalhadas por vários pontos.


Câmeras, telas de LCD e relógios digitais na nave principal.


Duas chinesas, que provavelmente trabalham ali, ocupavam uma mesinha, logo na entrada, mexendo em alguns papéis, tomando notas. Nos bancos da igreja somente um rapaz que permaneceu sentado ali e só se levantou um pouco antes de deixarmos o local.

Pela primeira vez, desde que cheguei a Beijing, entrei numa Igreja Católica e rezei.

Há missas diariamente na Catedral e elas são celebradas tanto em chinês, como em inglês e latin.

O endereço da Catedral da Imaculada Conceição é 141 Qianmen Xidajie, Xuanwumen, Beijing.


Nenhum comentário:

Postar um comentário