terça-feira, 2 de abril de 2013

Feriado de Finados aqui do outro lado do mundo


Essa semana é mais curta para os chineses. De quinta-feira até sábado (de 4 a 6 de abril), os chineses celebram o Festival Qingming (Qīngmíng Jié  清明). É o feriado de finados para o povo daqui. A data é celebrada no 15° dia após o Equinócio da Primavera (o início da Primavera que aqui no hemisfério norte foi no dia 21 de março), caindo sempre nos dias 4, 5 e 6 de abril.


Durante esses dias, as pessoas visitam os cemitérios para rezar por seus antepassados, oferecer comida, chá, vinho, queimar notas de dinheiro e réplicas de papel de bens materiais, como carros, casas, telefones... Na cultura chinesa, acredita-se que as pessoas ainda precisam de todas essas coisas na vida após a morte.

Outro nome pelo qual o feriado é conhecido é “Tomb Sweeping Day”, algo como “Dia de Varrer o Túmulo”. Limpar a área ao redor do túmulo é uma forma de demonstrar respeito e carinho aos antepassados.


Outra tradição é empinar pipas durante o dia e também à noite. Os chineses costumam amarrar pequenas lanternas nas pipas, para que elas possam brilhar como estrelas no céu. Faz parte da tradição cortar a linha da pipa para que ela possa voar livre. Os chineses acreditam que isso dá sorte e afasta as doenças.


Para os agricultores, o Festival Qingming marca o início da época de plantio, a chegada das chuvas e o aumento da temperatura. O sol começa a brilhar mais forte e as árvores, até então sem vida por causa do rigor do inverno, começam a ficar verdes novamente, e as flores de cerejeiras e pessegueiros, entre outras, começam a desabrochar.
  

Enquanto no Brasil o “Dia da Árvore” é comemorado em 21 de setembro, aqui a data é celebrada em 12 de abril.


Um fato curioso: antigamente, três dias antes do Festival Qingming, os chineses só comiam pratos frios, porque era proibido fazer fogo ou fumaça. É o chamado Hán shí Day, ou Dia de Comida Fria. Já tenho uma boa desculpa para não ir para a cozinha nesse feriado!! Aqui em casa vai ser só sanduíche!!!!! Afinal, tradição é tradição!




Nenhum comentário:

Postar um comentário