quarta-feira, 12 de junho de 2013

Amistoso Internacional de Futebol entre China e Holanda

Que os chineses são feras no pingue-pongue e no badmington não há como negar. Mas quando se trata de futebol... Que coisa horrível! Não sei como eles conseguem jogar peteca com os pés, se não têm a mínima habilidade com uma bola.

Ontem fomos assistir ao amistoso internacional entre China e Holanda, no Estádio dos Trabalhadores (Gōngrén tǐyùchǎng  工人体育), aqui em Beijing, e só não vimos um massacre holandês sobre os chineses, porque parecia que os europeus não estavam a fim de se cansar, e porque também não precisaram se esforçar muito para vencer por dois a zero. Parecia treino em câmera lenta.

Como o estádio fica aqui pertinho de casa, fomos de riquixá, os tradicionais triciclos chineses: bem mais barato e bem mais rápido, fugindo do engarrafamento, cortando por entre carros, pessoas, na contramão... Uma aventura!

O estádio não lotou, apesar dos ingressos terem esgotado na internet. Certamente estavam todos nas mãos dos cambistas, que trabalham livremente na frente do estádio, vendendo as entradas a preços bem mais caros. Só que eles devem ter ficado no prejuízo. Interessante que a polícia chinesa, tão enérgica em certas coisas, faz vista grossa para os cambistas.


Ingresso do jogo.

Estádio "vazio".


Sabíamos que a Holanda era a favorita, mas decidimos torcer pela China. Inclusive fomos vestidos a caráter, com a camisa da seleção chinesa.


Do lado de fora do estádio tirando foto com um chinês.



Réplica da Copa do Mundo exposta do lado de fora do estádio.


Engraçado foi ver centenas de chineses – não dá pra falar em dezenas quando se refere à turma dos olhinhos puxados – vestidos com a camisa da Holanda. Isso mesmo: chineses vestidos de laranja! Só que eles vão assistir ao jogo com a blusa da seleção da Holanda, mas torcem pela China, é claro. Coisa de doido.

Chineses com camisas da Holanda.


Criança chinesa bem patriota. 


Camisão chinês na torcida.


A China começou em cima, não dando espaço para a Holanda. Os donos da casa até chegaram a perder um gol feito – o chinês, sozinho, cabeceou por cima do gol vazio.

Mas aí aconteceu o esperado. No primeiro contra-ataque da Holanda deixaram os gringos trocarem passes na área e Robben foi derrubado: pênalti a favor dos visitantes. Van Persie bateu bem – bola de um lado, goleiro do outro – e fez um a zero, com apenas 11 minutos de partida.

Van Persie cobra o pênalti...


...e coloca a bola no canto oposto do goleiro chinês.

Um a zero Holanda.


A partir daí o jogo foi uma sucessão de erros dos chineses, que se já eram ruins com 11, o que dirá com 10 em campo, com a expulsão de um jogador por entrada violenta.

A Holanda só não aumentou o placar no primeiro tempo porque ficou querendo fazer firula com a bola e também porque o goleiro chinês resolveu fazer umas boas defesas.

O goleiro chinês evita mais um gol holandês ao defender a cobrança de falta.


Os holandeses voltaram do vestiário mais dispostos e foram pra cima, com vontade de decidir logo o jogo, numa postura bem diferente do primeiro tempo. Não demorou muito e fizeram o segundo gol, aos 21 minutos. Um golaço de Sneijder, de calcanhar. Os chineses só ficaram dizendo “óóóóóó”. Muito engraçado.


Jogadores da Holanda comemoram o segundo gol.


Mas, apesar da vitória, a Holanda dos craques Robben, Sneijder e Van Persie decepcionou. Perdeu gols por falta de sorte – duas bolas seguidas na trave – e também por falta de capricho nas finalizações.

O momento bizarro da partida ficou por conta do chute de um jogador chinês que mirou no gol e acabou mandando a bola lááááá na lateral. Depois de um lance como esse, não preciso contar mais nada, não é mesmo?

China 0 x 2 Holanda, placar magro para uma seleção do porte da Holanda, vice-campeã mundial.

Placar final do jogo.


A “Laranja Mecânica” está com um pé na Copa de 2014, no Brasil, já que lidera seu grupo nas eliminatórias europeias. Já a China vai ficar de fora de mais uma Copa. E, se continuar jogando esse futebol chinfrim, vai demorar muito para se juntar aos grandes do futebol mundial outra vez. Até hoje os chineses só disputaram uma Copa do Mundo: a de 2002, na Coreia e no Japão.

Jogadores de Holanda e China acenam para o público ao final do jogo.

Apesar da “pelada”, no final de tudo nos divertimos. Fizemos “ola”, gritamos junto com os chineses – “Jia you, Zhongguo”, algo como “Vai, China” e ficamos imaginando, como seria bom ver a seleção brasileira jogar um amistoso aqui do outro lado do mundo. É, esse sonho acho que a gente não vai realizar. Vamos ter que nos contentar em ver nossa seleção pela TV, isso se passarem os jogos da Copa por aqui.

Além de tudo, pra piorar, tem a questão do fuso horário: vai ser duro acordar cedo pra torcer na madrugada. Mas farei o possível para estar na frente da televisão, ou de olho no computador, vestida de verde e amarelo, com o bandeirão na mão, “empurrando” o nosso Brasil. Confesso que não levo muita fé na seleção, mas é claro que não deixarei de torcer pelo hexa!











Nenhum comentário:

Postar um comentário