quarta-feira, 26 de junho de 2013

Brasil, o País do Presente!

Não estou alheia aos acontecimentos no Brasil. Aqui de longe acompanho tudo com muita atenção e me uno, pelo menos no pensamento, nessa corrente dos brasileiros em prol de um país melhor e mais justo.

Desde que me conheço por gente que ouço falar que “O Brasil é o país do futuro”. Finalmente acordamos e chegamos a conclusão que é hora de sermos o “País do Presente”.

Entra e sai governo e nada muda, pelo contrário. Só pioram as coisas para o lado do trabalhador que sofre no trânsito das cidades, sofre dentro de ônibus, trens e metrôs que possuem uma infraestrutura precária; sofre mais ainda se precisa de um hospital público; sofrem as crianças que não têm escolas públicas decentes; sofrem os professores mal remunerados e por aí vai.

São tantas as coisas que precisam mudar que não dá pra ficar esperando pelo amanhã.

Falta saúde para o povo e para o País. O Brasil está na UTI e precisa de cuidados urgentes pra não entrar em coma e morrer.

Os movimentos precisam continuar com as reivindicações, mas de forma organizada, sem tumultos e com pautas reais. Começamos e não podemos parar.

Também não adianta sair pedindo pra mudar tudo de uma vez. Vamos por prioridades. Quais são elas? Povo e governo precisam decidir.

Varrer o Executivo, Legislativo e Judiciário é mais do que necessário. Chega de impunidade pra quem desvia dinheiro, ganha propina, se beneficia de cargos e no final não paga a conta do que roubou. No Brasil, só ladrão de galinha vai pra cadeia. E políticos corruptos se reelegem. O povo brasileiro precisa deixar de ser burro e ingênuo!

Nas primeiras linhas desse texto, escrevi que “... me uno, pelo menos no pensamento, nessa corrente dos brasileiros...”. Por que só no pensamento? Porque aqui na China não posso sair e fazer o que muitos outros que estão morando no exterior fizeram, levantando cartazes, levando bandeiras do Brasil para as ruas. O governo chinês não permite manifestações populares e qualquer deslize pode dar até cadeia. E cadeia aqui, é coisa séria.

Mas no momento em que milhões de brasileiros se manifestam no Rio, em São Paulo, Minas e outras cidades do Brasil, eu resolvi fazer a minha parte aqui, de forma silenciosa e singela: fui buscar a Giovanna na escola com a camisa da seleção. Nada a ver com a Copa das Confederações. Apenas a maneira que encontrei de vestir nosso verde e amarelo. Se pudesse, podem ter a certeza de que sairia na rua “enrolada” na bandeira nacional.

Quem acompanha o blog sabe que, sempre que possível, carrego a bandeira do Brasil para os lugares que visito ou em eventos esportivos que assisto. Afinal, sou brasileira, com muito orgulho e com muito amor e quero tornar realidade o sonho de um Brasil melhor. Não quero deixar apenas um país digno para minhas filhas, mas quero VIVER esse país com elas!

Apesar de todos os problemas, tenho orgulho do
meu Brasil.





Um comentário:

  1. Para mim, foi impossível saber que teria uma manifestação de apoio aos movimentos no Brasil, aqui em Londres e não ir. Mesmo longe, penso como você. Amo meu país e tenho esperança nele, quero ver um país melhor para se viver e não somente para propaganda e imagem bonita no exterior. Acho que estamos conseguindo, ainda que de forma "desorganizada", mudar a cara do Brasil e mostrar para aqueles que achavam que o gigante não conseguiria acordar, que o gigante acordou e nada será como antes. Beijinhos

    ResponderExcluir