sexta-feira, 21 de junho de 2013

Hot Pot, o Fondue Chinês


Você já ouviu falar de Hot Pot? Os chineses o chamam de huǒ guō () e adoram. É uma maneira típica usada por aqui – e em grande parte da Ásia – de se comer os mais variados tipos de folhas e de carnes, peixes e alguns legumes, todos cozidos numa água fervendo. Dá até pra chamar de Fondue Chinês.

Ontem, pela primeira vez, fui experimentar mais essa tradicional comida da culinária chinesa. Achei interessante, mas meio sem graça, sem gosto. Imagine comer alface, cogumelo, camarão, carne de carneiro, de boi, entre outras coisas, sem sal, tudo somente cozido? Pois é assim mesmo. Parece comida de doente.

 Os restaurantes de Hot Pot estão por todos os cantos da cidade. Fomos num aqui perto de casa, bem tradicional. Ficamos numa sala previamente reservada – o que é bem comum por aqui – e quando chegamos as panelas de Hot Pot já estavam posicionadas à mesa. Éramos oito pessoas, então eram oito panelas, uma para cada. Em alguns restaurantes as pessoas à mesa dividem uma única panela, mas não é lá uma coisa muito “legal”, porque cada um vai mergulhando na água os mesmos kuaizi – os palitinhos – que coloca diretamente na boca.

Logo que sentamos as garçonetes trataram de encher de água o recipiente da panela, feita de cobre simples por dentro, com detalhes de cloisonné por fora.

As panelas de Hot Pot ainda sem água.


Dentro da panela de cobre havia alguns temperos.


Depois foi a vez de acender os fogareiros, um a um.

Uma das garçonetes acendendo o fogareiro.



Com a ajuda de nossas amigas chinesas Cao e Julia escolhemos o quê comer, dentre um cardápio bem variado. Nossas opções foram: carne de carneiro, carne de boi, folhas variadas, uma pasta de camarão, inhame, gengibre e cogumelos.

Nós mulheres – éramos quatro – bebemos um chá muito gostoso, de rosas, mas que parecia muito com suco de uva. Achei uma delícia. Foi sérvio frio.

Os homens a princípio pediram cerveja, mas como ela estava quente – o chinês não sabe beber cerveja gelada – optaram por refrigerante. 

Aguardamos um pouco para a água ferver e começamos a colocar, cada um em sua panela, o que queria comer. Eu experimentei a carne de carneiro e de boi, a pasta de camarão, alguns cogumelos, algumas folhas e o inhame. No final pedimos também alguns dumplings – conhecidos aqui como Jiao zi – os pasteizinhos chineses.

Pra falar a verdade, não consegui diferenciar gosto de nada. As carnes pareciam todas iguais; as folhas idem e os jiao zi - apesar de serem de três tipos diferentes – também não tinham um sabor muito definido.


Cogumelos variados.


Ah, cada um recebeu um potinho com um molho, mais para doce – que parecia de amendoim – para molhar cada ingrediente depois de cozido. Ficou tudo, então, com gosto de amendoim.


Molho doce, com sabor de amendoim.
Pelo menos não era apimentado.


A carne usada no Hot Pot não tem nada a ver com a que usamos em nossos fondues ocidentais, cortada em cubos. Por aqui, a carne previamente congelada, é partida em finíssimas fatias. O problema é que quando a colocamos na água, ela praticamente desmancha. Eu, como não tenho a mínima intimidade com os kuazi, apanhei pra “pescar” a comida, principalmente as carnes depois de cozidas.


No prato redondo algumas frutas e, mais ao fundo,
as carnes cortadas em tiras bem finas.


 O camarão, como falei antes, foi servido em pasta. Sabe aqueles sacos de confeiteiro que usamos na cozinha para colocar o glacê, para decorar bolos? Pois o camarão estava em algo parecido: vendo nossa falta de jeito, a garçonete chegou e espremeu a pasta em nossas panelas, formando pequenas bolinhas.


Olha a pasta de camarão indo para a panela.

O interessante é que a temperatura da água é tão alta, que a comida não demora nada para cozinhar. No caso da carne, por ser tão fina, levava menos de um minuto pra ficar cozida. O que demorou mais foi o inhame que naturalmente é bem mais duro, apesar de estar cortado como batata-frita palito.

Cozinhando as minhas folhas.


No final das contas foi interessante e valeu a experiência. E descobri porque os chineses são quase todos magrinhos: comer verduras e carnes, tudo cozido na água, sem sal, sem nada? Até eu! Vou fazer essa “dieta”.

A essa altura minha mãe deve estar pensando: “A China está mudando a minha filha”.

Mãe, tô só seguindo seus conselhos, lembra? “É preciso experimentar as coisas pra saber se gosta ou não”.

A Gigi foi com a gente e experimentou quase tudo. Já a Amanda, pra variar, não quis se arriscar e ficou em casa. Essa parece comigo, quando eu era menor: chata pra comer. Mas sejamos sinceros: ela até que melhorou bastante.

Conhecendo e experimentando a culinária chinesa.

Bom, a cozinha chinesa tem uns pratos exóticos, bem diferentes, e eu me arrisco em alguns. Só não vou experimentar, de jeito algum, os espetinhos de escorpião, besouro, bicho-da-seda... Desses, eu passo longe!

Outros ingredientes que podem ser usados no Hot Pot:

Tofu, mexilhões, caranguejo, lagosta, lula, pepino do mar, polvo, espinafre, cenoura, brotos de feijão, vagem, tomate, abóbora, agrião, só para citar alguns. A variedade é enorme. Na verdade, se for fazer em casa, você pode inventar e “saborear” vários ingredientes. Basta ter imaginação. Bom apetite!


Kubla Khan e o Hot Pot

Na entrada do restaurante havia um pôster explicando a origem do Hot Pot.

Há 700 anos Kubla Khan - líder mongol, fundador da dinastia Yuan, neto de Gengis Khan - durante uma guerra, resolveu comer um guisado de carneiro. Quando o cozinheiro estava preparando o prato, Kubla foi avisado que os inimigos estavam muito próximos. Ele então, não teve outra alternativa, a não ser reagrupar seus soldados e voltar para a luta.

Vendo que não haveria tempo para o chefe comer o guisado de carneiro, o cozinheiro decidiu fatiar a carne em pedaços e cozinhá-la em água fervendo. Para dar gosto, acrescentou um pouco de pimenta na água e ofereceu para Kubla, antes dele seguir para o campo de batalha.

Mais tarde, na celebração da vitória, Kubla pediu que o cozinheiro preparasse o mesmo prato, o que ele fez, só que com mais capricho. Kubla Khan gostou tanto que decidiu “batizar” o prato de “Hot Pot de Carneiro”. 

A história do Hot Pot de carneiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário