terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Esclarecendo algumas informações - Qual o tamanho da Grande Muralha?

No post anterior, “Os Muros de Proteção de Beijing, seus Portões e suas Torres”, logo no início do texto escrevi que a Grande Muralha da China é uma construção que teve 21.196km e que hoje em dia mede 8.850km.


A Grande Muralha da China.

Vejo que errei na forma que passei a informação. O correto seria ter escrito “...uma construção que estudos recentes indicam que tem 21.196km, e não somente 8.850km, número até então apontado como oficial”.


Mas esse número, 21.196km, gerou dúvidas. Um seguidor assíduo do blog me questionou sobre esse tamanho todo da Muralha. Confesso que também achei extremamente exagerado, durante minhas pesquisas para o post, mas a informação foi veiculada, ano passado, do site da CBC News. A matéria fala que esse número foi determinado a partir de novos estudos arqueológicos. Como os chineses costumam engrandecer muita coisa por aqui, pode haver controvérsias, mas já que se trata de estudos científicos comprovados, a veracidade da informação é bem plausível.

Para tirar alguma dúvida, reproduzo abaixo uma tradução do que diz a matéria.

O texto original pode ser visto no link:



A Grande Muralha da China é maior do que se pensava
Pesquisa mede a parede em 21.196 quilômetros de comprimento
CBC News 6 de junho de 2012

Novas evidências mostram que a Grande Muralha da China tem mais do que o dobro do tamanho do se pensava, segundo a imprensa estatal chinesa.

Os resultados de uma pesquisa arqueológica descobriram que a estrutura histórica, composta por uma série de fortificações e construída ao longo dos séculos, tem 21.196 quilômetros de comprimento.

Esta é a primeira vez que esses números, apontados como definitivos, foram lançados, informou a agência Xinhua.

Um levantamento preliminar, em 2008, mostrava que a parede media apenas cerca de 8.850 km .

A Administração Estatal do Patrimônio Cultural da China e a Secretaria de Estado de Topografia e Cartografia vinham trabalhando no projeto desde 2007. Ele é parte de um esforço nacional de conservação, que visa preservar essa relíquia cultural do país.

A construção da Muralha da China remonta ao século 7 a.C . Ela foi construída ao longo de séculos para afastar invasões do norte.

O muro, considerado a maior estrutura feita pelo homem no mundo, é uma das Sete Maravilhas do Mundo e foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987.



Olhando novamente a informação do post anterior, confesso que poderia ter escrito de forma diferente. Melhor seria “uma construção que estudos recentes indicam que tem 21.196km, e não somente 8.850km, número até então apontado como oficial”.

Mais uma vez agradeço a todos que me acompanham aqui pelo blog. Antes de escrever cada texto, pesquiso sobre os assuntos escolhidos, seja na internet, em livros que tenho por aqui ou retiro as informações dos folders que pego nos lugares visitados.

Recentemente no post sobre “A Beleza do Outono em Beijing – As Colinas Perfumadas” escrevi na legenda de uma foto, que a folha de bordo, a Maple Flower, era conhecida por aparecer na bandeira do Canadá. Outra pessoa, mais atenta do que eu, me mandou uma mensagem, lembrando que não é Maple Flower, mas sim Maple Leaf: Leaf = folha, flower = flor.

Tem um monte de gente de olho no blog e isso é muito legal.
Continuem mandando sugestões, corrigindo erros, dando seus “pitacos”. Eles são sempre bem-vindos.

Beijão em todos!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário