terça-feira, 21 de janeiro de 2014

"Mamma Mia!" em Beijing

Quem diria. Depois de assistir várias vezes ao filme – adoro as músicas do  ABBA – tive a oportunidade de assistir, no último dia 11, aqui em Beijing, ao musical “Mamma Mia!”, ao vivo. Mas com um detalhe: cantado em Mandarim, com elenco chinês!


Foi uma experiência incrível. Tudo bem que pra compreender os diálogos foi difícil – devo ter entendido cerca de 1% das palavras, Kkkkk – mas como já  conheço a história tudo ficou mais fácil. As músicas podiam estar em Mandarim, mas as melodias eram as mesmas das originais.

No final os artistas deram uma “canja”, cantando novamente algumas das principais músicas do show. Aí eu me levantei e dancei muuuiiiitttooo, relembrando os bons tempos das discotecas. Não que fosse uma frequentadora assídua delas, pelo contrário, mas as músicas do ABBA dispensam pista de dança: é só tocar que dá vontade de sair dançando por aí. Acabei virando atração para alguns chineses, que começaram a tirar fotos. Certamente eles ficaram imaginando o quê aqueles ocidentais estavam fazendo ali, num musical todo em chinês. Além de nosso grupo – éramos 15 – vi acho que mais uns três estrangeiros somente.

Primeiro o show do Elton Johnver post de 27 de Novembro de 2012 – agora “Mamma Mia!”. A China está me dando a oportunidade de “voltar no tempo”. Muito bom.

Agora engraçado foi antes do início do show. Estávamos todos sentados de acordo com o número de nossos assentos, mas quando o sistema de som do teatro anunciou que o espetáculo estava prestes a começar, os chineses iniciaram uma “avalanche”, descendo às pressas dos assentos superiores para os inferiores, que estavam vagos  - mais embaixo, mais caro. Quem conhece futebol sabe o quê é “avalanche”: a torcida do Grêmio de Porto Alegre é mestre nisso. Quando o time faz um gol, os torcedores correm arquibancada abaixo, até o alambrado. Parece que se esmagam. Uma loucura. Aqui não foi tão radical, mas os chineses pareciam formiguinhas se deslocando pelo teatro, descendo os degraus rapidamente, ao mesmo tempo que a luz diminuía de intensidade, para o início do musical. Pra gente foi ótimo, porque estávamos mais na lateral e pudemos mudar para um lugar melhor, lá em cima mesmo. Mas foi interessante. Coisa de chinês! 

Tentei postar um trechinho do show, que gravei no celular, mas a internet aqui está muito ruim. Quem sabe outro dia eu consigo. Morar na China tem esses probleminhas...






                                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário