quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Lìchūn - O início da Primavera, pelo tradicional calendário chinês

De acordo com o tradicional calendário chinês, hoje é o dia do Lìchūn立春 que, literalmente falando, significa o "início da Primavera". O Lìchūn cai normalmente nos dias 03 ou 04 de fevereiro.

tradicional calendário chinês divide o ano em 24 termos solares, sendo o primeiro deles justamente o Lìchūn, que é quando o Sol alcança a longitude celestial de 315°.

Para maiores detalhes, entre no link abaixo:

Nesse dia, em algumas regiões da China, os agricultores costumam realizar a colheita do chá da primavera. Segundo a tradição, um dia de céu limpo no dia do Lìchūn significa um ano de boa colheita, enquanto que um dia chuvoso quer dizer que os fazendeiros terão mais trabalho pela frente. Hoje cedo eu estava em Shanghai, onde amanheceu um lindo dia de sol. Aqui em Beijing o sol também apareceu, ajudando a aquecer o dia – ultimamente a temperatura tem estado negativa, mas não tem feito tanto frio como no ano passado, quando os termômetros quase sempre indicavam números como -13°C. Pelo visto, então, a safra vai ser boa!
  
Para celebrar o Lìchūn, desde cedo os chineses estão soltando muitos fogos de artifício. Faz parte da tradição, também, comer a spring pancake – conhecida como rolinho primavera - uma panqueca que pode ser recheada com legumes, verduras, ovos, carnes...

Recheios para a Spring Pancake...

...O Rolinho Primavera.


Verdade ou mito? Diz a lenda que nesse dia, por causa da posição do Sol e da Lua, é possível equilibrar um ovo numa superfície lisa. Fui tentar pra ver se era verdade e não consegui, de jeito algum. Impossível!


Observação:
O início da estação da Primavera no hemisfério norte começa somente no dia 20 de março. A data é também chamada de Equinócio da Primavera. No hemisfério sul o Equinócio da Primavera acontece no dia 23 de setembro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário