terça-feira, 5 de agosto de 2014

A Poluição do Ar na China Parece Não Ter Fim

Quando o ar de Beijing vai estar livre da poluição? Vou embora da China e não tenho uma resposta concreta para essa pergunta.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) mede a poluição no ar através do nível PM 2.5 (Particulate Matter). Mas o quê vem a ser isso?

PM 2.5 são partículas suspensas no ar, inaláveis, cujo diâmetro não ultrapassa 2.5μm1μm=0.001mm – μ é a abreviação de micro no Sistema Internacional de Unidades. Refere-se a um milionésimo, ou seja, 130 de um fio de cabelo).

Essas partículas resultam, fundamentalmente, da queima de combustíveis fósseis e são os principais componentes das emissões dos veículos motorizados. As partículas finas, devido ao seu tamanho diminuto, podem atingir os alvéolos pulmonares e podem ser prejudiciais à saúde (pulmão, garganta, coração etc.).

Para que a saúde das pessoas não seja afetada, foi definida como densidade padrão diária, a média abaixo de 35μg/m3. O que dizer, então de viver em Beijing, onde essa média passa muito longe? Nesse exato momento em que estou escrevendo, o índice lá em fora está em 159,8μg/m3. Mas isso não é nada: já peguei um dia aqui, em fevereiro de 2013, que esse número chegou a 895!!!!


O ar de Beijing no dia 28 de Fevereiro de 2013.


Interessante é ver a “briga” entre o órgão chinês responsável por medir a qualidade do ar e a Embaixada dos Estados Unidos, que faz a sua própria medição. O Primeiro sempre divulga números pequenos, enquanto que os americanos mostram números assustadores! Sinceramente? Não dá pra confiar na medição chinesa: a realidade está “clara” – sem trocadilho – bem a nossa vista. É só olhar o “fog” lá fora.


A poluição é tanta que os carros precisam
andar com os faróis ligados durante o dia.


Veja o quê a OMS determina quando a quantidade média diária for acima de 70μg/m3:

Procure não sair de casa;

Não passe longas horas fora de casa, seja praticando esportes ou não;

Procure fechar as portas e janelas de forma a evitar a circulação de ar poluído para dentro da casa; 


Pessoas com problemas respiratórios, garganta ou nariz, idosos e crianças devem tomar cuidados especiais, mesmo quando a média diária for inferior a 70μg/m3.




Nos últimos anos, a China reforçou regulamentos e vem aumentando os recursos financeiros no combate à poluição. Diminuir a poluição atmosférica é uma das principais metas do governo chinês, mas essa “luta” diária está longe de ser resolvida. Estudos apontam que o nível de emissão de carbono no país vem diminuindo gradativamente desde 2005, mas a poluição ainda é tanta, que esses números parecem fictícios.

O governo lança medidas como rodízio de carros, fabricação de veículos menos poluentes, impõe multas às fábricas que abusam na emissão de gases tóxicos. Mas as usinas de carvão ainda são a principal fonte de energia da China, o quê dificulta qualquer mudança de uma hora para a outra.

Os países vizinhos também sofrem com a poluição emitida por aqui. Nuvens de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio atingem Seul, na Coreia do Sul e Tóquio, no Japão. Não é preciso nem dizer o quanto esses países criticam o governo da China por conta disso.

Enquanto as soluções não chegam, o número de vítimas da poluição só tende a aumentar. Anualmente milhares de pessoas morrem na China por causa de doenças relacionadas à poluição. O câncer, por sinal, é a principal causa das mortes no país. De pulmão, garganta... 

Vou embora levando a China no coração, mas costumo dizer que deixo parte do meu pulmão por aqui. Torço e continuarei torcendo para que o problema seja resolvido o mais rapidamente possível. A China é um belo país que merece ser lembrado por suas conquistas, seus feitos, suas invenções, e não ser apontado como um dos países mais poluentes do mundo.


Dados apontam a diminuição da emissão de Gás Carbônico na China.


 Controle do nível PM2.5 aponta o Paquistão como o
país mais poluente em 2013.
A China era o 7° e o Brasil 10°.
Dados publicados em matéria do dia 28 de maio de 2014 no site:








Nenhum comentário:

Postar um comentário